Os moradores do Coqueiral e Porto Dantas, zona norte de Aracaju, compareceram nesse sábado, 23, a mais uma edição do programa ‘Minha Comunidade Segura’. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) participou do evento, através do seu Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), ofertando 75 tipos de serviços à população. A ação ocorreu no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento. A iniciativa é da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A aposentada Diva do Nascimento, 65 anos, atendeu ao chamado do projeto e chegou ao colégio logo cedo para aproveitar as ações desenvolvidas em seu bairro. “Vim para tirar meu passe livre e trocar a minha carteira de identidade, que já venceu”, disse, elogiando a iniciativa do Governo em levar a comunidade uma ação que beneficia as pessoas carentes a terem acesso aos documentos de forma ágil e sem burocracia.
A dona de casa Luciana Anjo, aproveitou a oportunidade para tirar a documentação dos seus três filhos menor e destacou a praticidade da ação. “Foi tudo muito rápido. Não teria como me locomover até o Ceac ou ao Instituto de Identificação. E poder ter esse tipo de atendimento perto de casa foi de extrema importância”, elogiou.
Já a moradora Elaine Souza, achou a oportunidade única por ser algo oferecido perto de casa. “Tenho quatro filhos, e nenhum deles possuía carteira de identidade e graças a esta iniciativa estou retornando para minha residência com meus filhos documentados. O governo com certeza acertou em trazer esse programa para cá”, disse.
Além das emissões das carteiras de identidade e identidade jovem, passe livre, marcação de exames e consultas, foram disponibilizados serviços de atendimento de saúde como aferição de pressão, teste glicêmico, serviços de atendimento à mulher e de prevenção e saúde bucal.
O ‘Minha Comunidade Segura’ faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e compreende ações relacionadas à segurança, à saúde, educação, inclusão social, esporte e lazer.