Sobre o Serviço
O consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
Esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. As empresas respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.
Para acessar a plataforma on-line, clique aqui
- faça seu cadastro;
O Consumidor.gov.br não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores normalmente por meio de seus canais tradicionais de atendimento.
Como funciona o consumidor.gov.br?
Primeiro, o consumidor deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema, clique aqui.
O consumidor registra sua reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa.
Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem de sua resposta final.
Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
- Você se manifesta, clique aqui. ( depois do cadastro feito, clica em minha área e preenche o formulário)
- A empresa responde
- Você avalia
- Todos monitoram, clique aqui