CONSUMIDOR.GOV – PROCON

Sobre o Serviço

 

O consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.

Esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. As empresas  respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

Para acessar a plataforma on-line, clique aqui

  • faça seu cadastro;

O Consumidor.gov.br não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores normalmente por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

Como funciona o consumidor.gov.br?

Primeiro, o consumidor deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema, clique aqui.

O consumidor registra sua reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa.

Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem de sua resposta final.

Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Atendimento