NOVA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL (CTPS)

OBS: ESTE SERVIÇO NÃO É REALIZADO NO CEAC, SOMENTE ONLINE.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente no seu celular o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

Caso o site informe que você não esteja cadastrado no INSS, você precisará fazer seu cadastro. Seguindo os passos:
Acessar o site do CNIS https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml
1. No site, clica em CIDADÃO
2. Clica em Inscrição e depois em Filiado e faz seu cadastro no CNIS.
3.Depois do cadastro realizado do CNIS, só retornar ao site https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital e seguir os passos restantes.

 

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

  • Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
  • Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
  • Integração das bases de dados do Ministério da Economia.


Locais e horários de prestação do serviço