Lembramos que o atendimento para qualquer cidadão acima de 70 anos ou pacientes oncológicos com a devida comprovação, poderá ser realizado sem agendamento prévio das 07:00 às 07:30 e de forma presencial em todas as unidades CEAC´s ou postos da SSP em todo Estado de Sergipe, EXCETO no Ceac da Rua do Turista. Os atendimentos serão distribuídos entre os blocos de horário, de acordo com a capacidade de cada unidade.
Para atendimento ao grupo prioritário, ou seja, idosos acima de 60 anos, enfermo grave e gestante, poderá ser realizado através do WhatsApp da SSP ( 79) 3194-2424 (este número não atende ligação, apenas mensagem via WhatsApp).
Nos casos de solicitação da carteira de identidade para cidadãos estrangeiros, o atendimento é realizado às terças e quintas sem a necessidade de agendamento prévio, das 10 às 14 horas na sede do Instituto de Identificação que fica localizado na Rua Porto da Folha, 345 no Bairro Getúlio Vargas em Aracaju. WhatsApp para atendimento e dúvida (79) 3194-2424.
O acolhimento para o cidadão que precisa solicitar mudança de gênero ou nome social, é exclusivamente realizado na sede do Instituto de Identificação todos os dias às 14 horas sem agendamento prévio . A sede do Instituto de Identificação fica localizado na Rua Porto da Folha, 345 no Bairro Getúlio Vargas em Aracaju. WhatsApp para atendimento e dúvida (79) 3194-2424.
O BO ( boletim de ocorrência) feito na delegacia e com assinatura do escrivão, para vítimas dos crimes de furto ou roubo em território sergipano (Lei Estadual Nº 7692 DE 23/07/2013) com prazo de 30 dias do ocorrido, somente será necessário para a GRATUIDADE. Nos demais casos, como perda, não haverá a necessidade da apresentação do B.O.
Para facilitar o acesso do cidadão, existem duas formas de solicitar a carteira de identidade: Pré atendimento on-line e atendimento presencial.
Atendimento Presencial:
Para o atendimento da emissão da carteira de identidade, será necessário um agendamento prévio, que é pessoal e intransferível, através do site: ceac.se.gov.br
As vagas para o agendamento prévio serão liberadas SEMANALMENTE, toda sexta-feira, às 17horas da tarde no site do ceac.se.gov.br
Elas são liberadas de forma semanal, ou seja, entrando no site sexta-feira às 17:00h da tarde, haverá vagas para a semana subsequente (segunda, terça, quarta, quinta e sexta) e não mensalmente.
No dia do atendimento agendado, levar todos os documentos originais (obrigatórios e opcionais que queira cadastrar).
ATENÇÃO: Os agendamentos para a 2ª via do RG, realizados para o bloco das 17 horas, deverão obrigatoriamente apresentar o boleto pago, através do link: https://security.sefaz.se.gov.br/internet/publico/process.jsp?
AppName=SAE&TransId=T29364&isInter=true
O pagamento do boleto sem agendamento prévio, não significa que o cidadão terá o direito ao atendimento pois a emissão do RG é realizada SOMENTE ATRAVÉS DO AGENDAMENTO PRÉVIO.
A FOTO SERÁ TIRADA GRATUITAMENTE no momento do atendimento (Não será aceita qualquer foto externa).
Para menores de 18 anos, para primeira via ou segunda via do RG do menor, é obrigatório informar o RG e o CPF, de um do(s) genitore(s), no momento do atendimento inicial. Além disso, deverão comoarecer acompanhado dos mesmos (responsável legal – pai, mãe, avó ou avô – ou quem tem a guarda documentada), segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Solteiro(a) :Certidão de nascimento original ou cópia autenticada.
Casado(a) :Certidão de casamento original ou cópia autenticada.
Divorciado(a) :Certidão de casamento com averbação original ou cópia autenticada.
Viúvo(a):Certidão de casamento com averbação original ou cópia autenticada.
Comprovante de residência.
IMPORTANTE
1º) O documento deve estar legível e sem rasuras.
2º) Declarar atual estado civil.
3º) Constar a cidade de naturalidade.
DOCUMENTOS OPCIONAIS:
O cidadão não é obrigado a fornecer, sua inclusão no documento será condicionada a solicitação do interessado:
– CPF
– NIS/PIS/PASEP
– TÍTULO DE ELEITOR
– CARTEIRA DE TRABALHO
– CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
– CERTIFICADO MILITAR
– CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE
INFORMAÇÕES OPCIONAIS
– NOME SOCIAL (mediante requerimento escrito do interessado, a solicitação somente será feita no Instituto de Identificação);
– TIPO SANGUÍNEO E FATOR RH (necessário apresentar resultado de exame laboratorial ou documento com fé pública);
– DEFICIÊNCIA (necessário apresentação do atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou a condição particular de saúde que se deseje preservar).
PRAZOS DE ENTREGA
O tempo médio de entrega da carteira de identidade é de 30 (trinta) a 90( noventa)
após a coleta biométrica.
Seguindo as informações do protocolo recebido no dia do atendimento, os documentos emitidos nos CEAC’s e Shopping Prêmio em Nossa Senhora do Socorro até dia 26/11/2021, deverão ser retirados no CEAC Rua do Turista das 07 às 12 horas. A partir de 29/11/2021, as carteiras passam a ser entregues no local onde foi realizado o atendimento para a emissão do documento, de acordo com o horário de funcionamento do posto, sem a necessidade de agendamento prévio.
– Antes de dirigir-se ao posto para a retirada da carteira, CONSULTE AQUI se o documento já encontra-se disponível.
O link será direcionado para a página da SSP, basta descer até o item entrega de carteira e consultar o protocolo.
Em caso de dúvida, encaminhe para o WhatsApp 79 3194-2402 e aguarde a resposta por até 24 horas.
URGÊNCIA
Art. 05 Após a conclusão da etapa Biográfico, o requerente poderá solicitar avaliação de atendimento de urgência,
VIDE ANEXO V, que poderá ser aprovado ou reprovado, mediante apresentação de documentação comprobatória, nos
casos de:
I-Saúde: Relatório médico comprovando a urgência solicitada constando o nome do requerente;
II-Previdência: comprovante de agendamento constando o nome do requerente;
III- Saque de FGTS ou outro benefício: Comprovante bancário do prazo para saque pelo requerente;
Ill – Transações financeiras ou cartorária: Exclusivo para o motivo: Atualização Cadastral;
IV – Registro civil de Dependente: Apresentação de Declaração de Nascido Vivo;
V-Trabalho: Documento timbrado e carimbado pela empresa constando o nome do requerente;
VI- Estudos: Documento timbrado e carimbado pela instituição constando o nome do requerente;
VII – Viagens: Somente àquelas relacionadas aos casos explicitados nos itens anteriores, mediante
apresentação dos respectivos documentos comprobatórios. Sendo alcançado ao(s) dependente (s)
direto(s) ascendentes ou descendentes.
§1° Na ocorrência de situações não previstas acima, poderão as Coordenadorias de Postos responsáveis pelos seus
respectivos pontos de atendimento, avaliar a urgência de acordo com poder discricionário, respeitando os critérios
legais.
§ 20 Para as unidades de atendimento na região metropolitana, a solicitação e retirada do documento será
EXCLUSIVAMENTE na Sede do IIWSG e o cidadão recebera a resposta via telefone (79 3194-2400) em até 24h úteis.
§ 3° Demais unidades de atendimento seguirão regra estabelecida pela chefia do posto.
§ 4° Se aprovado o documento será emitido em até 5 dias úteis.
IMPORTANTE
COMO SOLICITAR UMA URGÊNCIA – Com o protocolo (após a coleta biométrica) e o comprovante da urgência em mãos, comparecer a Sede do Instituto de Identificação para avaliação. Sendo aprovado, a carteira de identidade estará disponível em até 05 (cinco) dias.
ATENDIMENTO PARA O GRUPO PRIORITÁRIO:
IDOSO (acima de 60 anos)
ENFERMO GRAVE
GESTANTE
A solicitação de atendimento é feita através do WhatsApp da SSP: 79 3194-2424 (este número não atende ligação, apenas mensagem via WhatsApp)
TAXAS
1ª VIA – GRATUITA
2ª VIA –R$ 18,88 – NOVEMBRO/2022 (o valor varia de acordo com a Unidade Fiscal Padrão da Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe